O Coordenador

Fabrício Souza Barboza

Contramestre Tatuzam
Idade: 40 anos


Currículo Resumido

Iniciou na Capoeira em 07 de Julho de 1993, sua experiência ministrando aulas de capoeira começou em 1995, no Projeto Esporte Solidário na UEFS, em escolas públicas, academias, associações, projetos sócio-culturais, clubes e escolas particulares em Feira de Santana e região.

 

Ativista cultural é  fundador coordenador Mestre da Escola de Capoeira Universo Cultural (ECULT Capoeira); Fundador e membro da coordenação Executiva do Instituto Odu Odara - Cultura, Educação, Meio Ambiente e Culturas do Corpo desde 2005. Integra a Comissão Nacional e Estadual dos Pontos de Cultura - CNPdC como representante do GT Capoeira; Foi eleito em 2013 para suplente do Conselho Municipal de Cultura de Feira de Santana, na cadeira Memória e Preservação.

 

Pesquisador autônomo recebeu os seguintes prêmios:

Capoeira Viva 2007 – Ministério da Cultura, com o projeto Feira de Capoeira – Histórias em Imagens Fotográficas; Premiado pelo Funarte Edital Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura com o Projeto Produção e Re-leitura de Imagens para Atuação nas Comunidades 2009; Secult/BA. Co-autor e Gestor da Mostra Fotográfica Feira de Capoeira 2007 aprovado no Pró-Cultura/Esporte 2008, I Intercâmbio Cultural Rodas Populares Pró-Cultura/Esporte 2008; Profº. de Capoeira no PROGRAMA: Rua Tô Fora, da Secretária de Desenvolvimento Social - Prefeitura de Feira de Santana 2008. III Intercâmbio Cultural Rodas Populares Pró-Cultura/Esporte 2010; II Encontro Memória dos Mestres de Capoeira de Feira de Santana Pró-Cultura/Esporte 2010; Co-autor e Gestor da Campanha Cultura da Paz Capoeira, Dezembro 2007, culminância em janeiro de cada ano, 2008 – 2016 ativo; Edital 27/2012: Restauração e Digitalização de Acervos Arquivísticos Privados com o projeto CRCAp – Centro de Referência da Capoeira em Feira de Santana 2013/2014; Edital 12/2013 Culturas Populares Projeto Capoeira Universo Cultural maio/2015. 

 

Autor e Executor do projeto Capoeira: Cultura e Educação na EscolaDinâmicas do Movimento, Dança e Música; Executado na Escola de Educação Infantil do SESC/2008. Griô Aprendiz, Bolsista Pelo Programa Cultura Viva – Ministério da Cultura Projeto Culturas e Histórias – Construindo Identidades na Escola – Instituto Odu Odara - 2008 – 2009; Coordenação do Projeto Pontinho de Cultura Zambé Cultura da Infância – Instituto Odu Odara 2012; Coordenador do Projeto Capoeira Universo na Matinha – Distrito Matinha ACCB 2011 ativo; Coordenador do Projeto Capoeira Universo Cultural no Pontinho de Cultura Zambé Cultura da Infância do Instituto Odu Odara, 2010 ativo; Coordenador do Projeto Ponto de Leitura Universo de Leituras e Capoeira Universo Cultural no Pirrixi Distrito Mª. Quitéria (Sede da ECULT Capoeira) com ações de Capoeira, Maculelê, Samba, Rodas de Leitura, Cineclube, Iniciação Musical Jogos e Brincadeiras desde 2013 ativo.

 

Participou dos seguinte cursos: Capoeira Angola, Capoeira Regional, Samba de Roda e Maculelê no ENCONCAP 2006 e 2007;  Manifestações Folclóricas, Aulas de Instrumento e Musicalidade na área da Capoeira, Samba de Roda, Maculelê e Puxada de Rede, realizado pela A.C.A.R.B.O de Stº. Amaro - BA, Curso EAD Aprendizagem em Capoeira pela Universidade de Brasília, 2021-2011.

 Curso de Informática básica e avançada, Curso Técnico Administrativo e Secretariado – Relações Humanas; Curso Técnico de Óptica; Operador de Telemarketing – Ativo e Receptivo; Designer Gráfico (Criação, Diagramação de livros e Vetorização de imagens); Curso de Cinematografia: A Escola vai ao Cinema – SESC- FEIRA / CINEDUC – SP; Curso de Produção de Vídeo – CUCA/UEFS; Curso Técnico em Radiologia – CETECBA; Curso de Formação Para o Desenvolvimento Territorial: Controles Internos e Desenvolvimento Territorial – DISOP. 2008

Projeto Capoterapia Universo Cultural para idosos em parceria com o PSF Posto Saúde Família Eucaliptos e vivencias em várias unidades dos CRAS e praça CEUS em Feira de Santana 2006-2009 e 2019, Curso MUC Metodologia Universo Cultural para Crianças típicas e atípicas 2022.

·         Projeto CAPOTEA – 1ª Turma de Capoeira para Autistas do Nordeste no Instituto Família Azul 2020-2021

·         CAPOTEANDO – Realizado em Espaços Interdisciplinares e Papillon Hospital de Saúde Mental Dia

Escritor, publicou os seguintes títulos: Dvd Apresentação PROCURO – Projeto Cultural do Rosário - 2007; Dvd Mostra Fotográfica Feira de Capoeira, Capoeira: Cultura e Educação na Escola SESC – 2008; Catálogo impresso e Digital Feira de Capoeira – Histórias em Imagens Fotográficas – 2009; Catálogo Fotográfico - Produção e Re-leitura de Imagens para Atuação nas Comunidades – 2010; Livro de cordel: Tatu na Capoeira – pelo editor Instituto Odu Odara – 2011.

 

Mais informações:

https://linktr.ee/Tatucapoeira.Marketing_Digital

https://tatuzamcapoeira.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário