CRCap Feira



Apresentação


O projeto  CENTRO DE REFERÊNCIA DA CAPOEIRA EM FEIRA DE SANTANA, nasceu de uma necessidade de preservação e o gerenciamento das memórias da capoeira contidas em acervo composto por fotografias, camisas, convites, DVDs, CDs, livros, revistas, CDs e DVDs com entrevistas, registro de eventos locais, estaduais, regionais e nacionais, constituindo-se em referência importante da capoeira feirense, baiana e brasileira, que esta aberto ao público em geral e aos capoeiristas em específico.




Por que?

Considerando
- que em Feira de Santana existem dezenas de grupos de capoeira que congregam centenas de capoeiristas,
- que a comunidade capoeira, que tem como traço marcante a transmissão de conhecimento através da oralidade, vem passando do estágio da oralidade para a cultura do audiovisual,
- que numa trajetória de 20 anos como capoeirista venho reunindo documentos diversos sobre a capoeira de Feira de Santana, da Bahia e do Brasil,
- que não existe em Feira de Santana um espaço especializado na temática da capoeira onde os praticantes, estudiosos e demais interessados possam acessar materiais impressos e/ou digitais sobre a capoeira em geral e, especificamente, sobre a capoeira local.

apresentamos este projeto que pretende organizar um CENTRO DE REFERÊNCIA DA CAPOEIRA EM FEIRA DE SANTANA, para reunir, organizar e disponibilizar ao público um acervo composto de fotos, vídeos, CDs, DVDs, camisas, convites, filmagens e gravações de áudio, entrevistas com mestres, contramestres e professores de capoeira, além de instrumentos de capoeira, que fomos acumulando no percurso de 20 anos de trabalho com a capoeira, de modo a democratizar o acesso ao patrimônio cultural que se encontra sob a nossa guarda. 
...

Objetivo Geral

Promover a valorização, a preservação e a fruição de acervos da capoeira enquanto patrimônio cultural afro-brasileiro-feirense, importante meio de inclusão social cidadã, através da organização e do acesso as memórias impressas e digitais do nosso CENTRO DE REFERÊNCIA DA CAPOEIRA EM FEIRA DE SANTANA.

Justificativa

A sociedade brasileira tem em sua complexidade a riqueza de manifestações culturais diversas, incluindo a capoeira, o que se verifica também no estado da Bahia, terra-mãe. Em Feira de Santana a capoeira é representada por dezenas de grupos e associações, mestres e contramestres renomados que contribuem para a valorização desse patrimônio cultural desde o século XX.

Apesar disso, Feira de Santana não dispõe, ainda, de um centro de referência da capoeira, onde se possa localizar o mínimo de conhecimento estratégico de suas dimensões materiais e imateriais.

Ao longo de 20 anos de atividades com a capoeira temos acumulado um considerável número de documentos da memória da capoeira de diversos mestres, contramestres, grupos, associações, eventos e ações que temos tido o cuidado de guardar.

Cientes da importância desses documentos sempre desejamos a sua preservação e exposição ao público interessado. Entre 2007 e 2009 tomamos a iniciativa de levar uma parte deles em exposição aberta à sociedade feirense. Com a exposição Feira de Capoeira – História em imagens fotográficas, percorremos vários locais públicos, inclusive diversas unidades escolares, clubes, Mercado de Arte, locais de atividade de capoeira em Feira de Santana e seus distritos, com a apreciação de milhares de pessoas.

Entretanto nossos recursos se mostraram insuficientes para dar continuidade ao projeto. Sendo assim apresentamos essa proposta de organização de um CENTRO DE REFERÊNCIA DA CAPOEIRA EM FEIRA DE SANTANA tendo em vista que é do nosso interesse colocar a serviço da sociedade, dos estudiosos, praticantes e interessados o acervo que se encontra sob a nossa guarda, de modo a contribuir para o desenvolvimento da cultura afro-brasileira em geral e da capoeira em específico.




Relatório parcial do projeto Centro de Referência da Capoeira de Feira de Santana
Proponente: Fabrício S. Barboza - Contramestre Tatuzam
Contatos: (75) 9923-8363 / 8238-1918  capoeirauniversocultural@gmail.com

PRINCIPAIS METAS ATINGIDAS E EM EXECUÇÃO 2013 e 2014
Item
Descrição
Inicio
Fim/em execução
1
Reunião de coordenação para planejamento de agenda de trabalho
nov 2013
Fev 2014
2
Serviço de  eletricista
nov 2013
Dez 2013
3
Aluguel de data-show apresentação do Projeto a comunidade
nov 2013
Dez 2013
4
Manutenção das ações: Encontro de Mestres, oficina de música e orquestra de berimbau
nov 2013
mar 2014
5
Catalogação de documentos impressos e digitais (identificação dos Dvds editados e registros audiovisuais para edição e compactação do arquivo bruto, separação e alocação dos arquivos para acesso ao público)
nov 2013
mar 2014
6
Digitalização de documentos (convites, cartazes, folhetos, etc)
dez  2013
mar 2014
7
Arquivamento, manutenção e organização de acervo
dez  2013
mar 2014
8
Aquisição de Material de consumo (água, copos, cartuchos tinta, manutenção de impressora, Mídias de Cd e Dvd, estojo para mídias, etc)
dez  2013
mar 2014
9
Auxiliar de serviços gerais
dez  2013
mar 2014
10
Aquisição de material didático
fev 2014
mar 2014
11
Confecção de expositores
dez 2014
fev 2014
12
Serviço de guia do acervo (manutenção do acervo e recepção à comunidade)
dez 2013
mar 2014












Nenhum comentário:

Postar um comentário