sexta-feira, 16 de julho de 2010
Fotos do professor Tatuzam com Mestres da Bahia.
Fotos do Profº. Tatuzam com Mestres no Seminário de Capoeira em Camaçari, coordenado pelo Mestre Petróleo em 27 de dezembro de 2009.
Foto com Mestres após Batizado da Ass. de Capoeira Negrinhos em Humildes Distrito de Feira de Santana
Da esquerda pra direita: Mestre Liberino, Profº. Tatuzam, seu aluno Jô e Mestre Toinho
Rodas de Capoeira no Mercado de Arte Popular de Feira de Santana 2010
Roda no MAP em 24 de abril de 2010, coordenada por Mestre Gago - ACDA
Rodas e Encontros de Capoeira em Feira de Santana - BA 2010.1
Roda de Confraternização - Aniversário de Profº. Pé de Anjo (Valter) da Ass. de Capoeira Negrinhos com a presença de vários grupos e amigos. 06 de fevereiro de 2010.
Roda de Capoeira com a presença de vários Mestres Coordenada pelo Contramestre Robsom e Manchinha. centro de Feira de Santana, 17 de abril de 2010
Roda de resistência Cultural no Micareta de Feira de Santana, com a presença de vários Mestres. 17/04/10
Participação em Eventos de Capoeira 2010.1
Este foi um dos prêmios entregues aos Grupos de Capoeira e Capoeiristas que se inscreveram e participaram da Mostra Fotográfica Feira de Capoeira, realizada pelo Instituto Odu Odara desde 2007.
Confraternização após Batizado e Troca de Cordeisda Associação de Capoeira Negrinhos em Humildes Distrito de Feira de Santana. 02 de maio de 2010.
Participação em Seminários e Conferências
O Secretário de Cultura da BA, Marcio Meireles realizou a abertura da Conferência Municipal de Cultura de Feira de Santana.
Participação dos Alunos em Eventos e Rodas de Capoeira
Roda de Capoeira no Micareta de Feira de Santana em 17 de abril de 2010. Coordenação Contramestre Robson - Ass. de Capoeira Tradição da Bahiapoeira
Roda de Capoeira no Micareta de Feira de Santana em 17 de abril de 2010. Coordenação Mestre Gago - ACDA
Rodas e Encontros em Feira de Santana - BA 2009.2
Roda de confraternização da Associação de Capoeira Berimbau Dourado, Coordenado pelo Contramestre Kil no Bairro Sítio Matias, Feira de Santana, com a presença de vários Mestres de Feira de Santana e Região.
Participação da Escola de Capoeira em Seminários de Capoeira na Bahia 2º Semestre de 2009
Participação do Profº. Tatuzam em Eventos no Portal do Sertão 2º Semestre de 2009
sábado, 3 de julho de 2010
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Histórico Curricular
Fabrício S. Barboza, brasileiro, negro, filho de Fernando F. Barboza mais Maria de Lourdes S. Barboza, in-memória, nasceu em Feira de Santana - BA, em 20/12/1980, iniciou na capoeira em julho de 1993, na Associação de Capoeira Pavão Dourado.
Acompanhando o seu Professor Valter dos Santos que fundou o Grupo Malicia Capoeira em 1995 esteve como instrutor de Capoeira na Academia Performance Março em de 1995 – 1999, UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana, no Programa Esporte Solidário em 1995, esteve como instrutor na cidade de Tanquinho na Associação Tanquinhense, em
Atuou como Professor substituto do seu Mestre em várias academias de Feira de Santana de 1995 a 2009. É Profº de Capoeira e Cultura Afro-brasileira nos PROGRAMAS Zambé nas Escolas e Núcleo Zambé Capoeira e Expressões Culturais do Instituto ODU ODARA desde 2005.
Atualmente Coordena a Escola de Capoeira Universo Cultural, ministrando aulas de capoeira, maculelê e samba de roda na Delegacia Sindical – FETAG de Feira de Santana, da qual atua desde 2005, quando também realiza gratuitamente aulas de instrumentação na sede do Instituto Odu Odara.
Idealizador e Fundador da Ong Instituto ODU ODARA – Cultura, Educação, Meio Ambiente e Culturas do Corpo, vem realizando projetos em escolas, comunidade capoeira e rurais de Feira de Santana e região, realizando o Projeto Brincar Capoeira, I ENBRINCAP entre fevereiro a novembro de 2006, Co-autor e Gestor do PROCURO – Projeto Cultural do Rosário – Fazenda Rosário – Jaíba – Feira de Santana. Projeto Semi-finalista no Prêmio Cultura Viva 2007 do MinC – Ministério da Cultura.
Capacitador Digital e Profº de Capoeira e Cultura Afro-brasileira na (Ong) Instituto Maria Quitéria – IMAQ, 11/2006 a 2008 - Feira de Santana – Ba. Voluntariado. Co-autor e Gestor da I MOSTRA FOTOGRÁFICA FEIRA DE CAPOEIRA, outubro de 2007, Premiada pelo Edital Capoeira Viva 2007 do Minc - Ministério da Cultura. Co-autor e Gestor da Campanha Cultura da Paz Capoeira, Dezembro 2007/janeiro 2009. Profº. de Capoeira no PROGRAMA: Rua Tô-Fora, da Secretária de Desenvolvimento Social - Prefeitura de Feira de Santana – Julho / Agosto de 2008. Contratado e voluntário. Autor e Executor do projeto Capoeira: Cultura e Educação na Escola – Dinâmicas do Movimento, Dança e Música; Executado na Escola de Educação Infantil do SESC - Feira de Santana. Setembro/novembro de 2008.
Diretor e Design da Fabriarte Comunicação & Marketing 2001 - 2009.
Participação e organização de diversas conferências e seminários a saber: De Cultura, Educação, Meio ambiente, saúde, juventude, comunicação e Promoção da igualdade racial.
Organização: I Encontro Resgate da Memória dos Mestres de Capoeira Princesa do Sertão Nov/2008.
Organização: Intercâmbio Cultural Rodas Populares – Praças de Feira de Santana, Nov/2008.
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
RESUMO HISTÓRICO DA CAPOEIRA
Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.
Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.
A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
TRAJETÓRIA DE TATU NA CAPOEIRA - FEIRA DE SANTANA - BAHIA
Foi no Grupo de Capoeira Malícia que o Professor Tatuzam iníciou sua experiência como professor
Roda de divulgação do Evento no Mercado de Arte Popular de Feira de Santana - 2003
Formatura do Professor Tatuzam em 2003 - Colégio Obra Promocional de Nª. Srª Santana
Oficinas, batizado e troca de cordeis na Quadra de Esporte Municipal de Feira de Santana.
I BATIZADO DE CAPOEIRA UNIVERSO CULTURAL -
LOCAL: Centro de Cultura Maestro Miro, Bairro Muchila I - Feira de Santana - BA